origem

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Porquê tanta falta de ambição?

Um grande frango do guarda-redes num remate do Makukula perto do intervalo, um dos dois únicos(!) remates que foram à baliza num total de sete, deu-nos a vitória frente ao Nuremberga na 1ª mão dos 16 avos de final da Taça Uefa. Poucas vezes fico chateado com uma vitória, mas isso aconteceu hoje. É óbvio que não estamos bem, atravessamos uma crise de confiança muito grande, mas sinceramente não percebo como é que se pode achar uma vitória por 1-0 frente ao antepenúltimo classificado do campeonato alemão um bom resultado, a ponto de não o tentar aumentar.

Há jogos em que as coisas não correm bem, em que os jogadores não são felizes, mas não posso é admitir que a equipa do Benfica feche a loja a seguir ao 1-0. Tínhamos OBRIGAÇÃO de procurar marcar mais um golo. Se o conseguíamos ou não, não sei, mas nem sequer tentámos. E isso deixa-me bastante chateado, porque provavelmente vamos sofrer desnecessariamente na Alemanha. Eles têm uma equipa fraca, mas os adeptos são incansáveis no apoio. Só o Celtic conseguiu trazer mais ao Estádio da Luz e consta que a lotação do encontro da 2ª mão já está esgotada. Além disso, convém não esquecer que nós nunca ganhámos na Alemanha. Já sei que basta um empate ou uma derrota pela margem mínima desde que seja com golos para passarmos, mas perdemos uma EXCELENTE oportunidade para ter esta eliminatória quase decidida.

A 1ª parte foi muito fraca e só se salvou o golo, depois de uma óptima arrancada do Rui Costa que desmarcou o Makukula, o qual teve depois a preciosa ajuda do guarda-redes. Na 2ª parte, quando estávamos finalmente a conseguir acercar-nos mais da baliza do Nuremberga, o Camacho fez uma substituição incompreensível aos 59’: tirou o Cardozo e colocou o Di María. A partir daí, não criámos mais nenhum perigo e o que valeu foi que os alemães eram de facto bastante fracos, não causando também problemas ao Quim. O que tornou este nosso receio ainda mais infundado. Tanto medo de atacar, porquê?!

O Rui Costa continua a provar que será um ERRO DESCOMUNAL se for reformado compulsivamente para o ano. Ainda está MAIS que apto para fazer mais uma época e entre a sua utilidade em campo ou atrás de uma secretária, estamos conversados. O Makukula foi importante pelo golo que marcou, mas a sua movimentação com o Cardozo precisa de melhorar. De qualquer maneira, convém não esquecer que treinam juntos há menos de uma semana. O Luisão voltou às boas exibições e praticamente secou o Koller. Quanto aos outros, estiveram todos num plano razoável, mas sem grandes brilhantismos.

Se jogamos assim frente ao antepenúltimo do campeonato alemão, eu nem quero pensar o que irá acontecer frente a equipas mais fortes, no caso de nos apurarmos. Eu gostaria de acreditar um pouco na possibilidade de chegarmos longe na Taça Uefa, mas a jogar assim será difícil. Temos impreterivelmente que tentar marcar um golo lá e espero que a exibição seja bastante melhor que a de hoje.

3 comentários:

BP disse...

Desta x nºao concordo contigo SLB. A substituiçao do Cardozo so pecou por tardia... Nao tinhamos meio campo pq o petit ja tinha estoirado e o r. costa pra la caminhava. Controlamos melhor depois disso e nao hou mais ataque porque o espanhol demorou 25 minutos a tirar N. Assis... Se o tivesse feito logo (nem k fosse pelo david luiz) controlavamos melhor e poderiamos pensar em conseguir outro golo. Com futebol directo (e é a unica maneira de jogar qd as torres gemeas estao em campo...) nao conseguiremos mais que golos de sorte.
Ah. e ja agora. porque é que NUNCA se remata directo a baliza quando ha um livre perigoso?? Porquê aqueles toques de treta ou cruzamentos sem nexo?

Anónimo disse...

quando o nuno gomes recuperar ninguém nos pára

S.L.B. disse...

Ao invés, eu concordo contigo, BP. O desperdício de livres perigosos porque os remates não são directos à baliza é incontável! Estou convencido que o Cardozo faria um remate muito melhor se o Petit não tem tocado na bola.