origem

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Sorte e mérito

Voltámos a vencer o Bayer Leverkusen (2-1) e qualificámo-nos para os oitavos-de-final da Liga Europa. Foi outra partida extremamente complicada, em que se pode dizer que tivemos sorte nalguns lances, mas em que na 2ª parte justificámos a qualificação.

O Jorge Jesus tinha dito na véspera do jogo que a equipa (referindo-se a nós e ao CRAC) que fosse eliminada em primeiro lugar das competições europeias tinha mais hipóteses de ganhar o campeonato. Aí está um belo exemplo do que é verdade, mas não se deve dizer publicamente. Durante a 1ª parte, os jogadores seguiram à risca esta máxima e fizemos de tudo para sermos eliminados: jogámos (ou melhor, não jogámos) parados e vimos duas bolas a bater nos nossos postes. Oportunidades nossas só um cabeceamento do Gaitán. Paupérrimo.

A 2ª parte começou da mesma maneira e a bola até entrou na nossa baliza, mas felizmente o fiscal-de-linha viu o fora-de-jogo milimétrico do Kießling. Aos 53’, o Jesus lá decidiu que devíamos jogar com 11 e tirou o Carlos Martins para colocar o Salvio. Foi logo outra coisa e inaugurámos o marcador aos 60’ num lance individual fabuloso do Ola John pela esquerda, culminado com um remate em arco. Ainda faltava meia-hora e o Leverkusen não desistia: entrou em cena o Artur com duas defesas fantásticas que evitaram o empate. O Salvio falhou um cabeceamento muito fácil depois de outro lance bestial do Ola John e na jogada seguinte sofremos o 1-1 pelo Schürrle, numa jogada em que a nossa defesa não foi lesta a aliviar a bola. Estávamos no minuto 75’ e adivinhava-se um sofrimento terrível durante o quarto-de-hora final. Felizmente, dois minutos depois, um alívio do Artur isolou o Lima na direita, que centrou para o Matic acabar com a eliminatória. Até final, ainda poderíamos ter marcado mais um golo, mas outro cabeceamento do Salvio esbarrou num defesa, quando o guarda-redes já não estava na baliza.

Em termos individuais, óbvio destaque para o Ola John, que abriu o livro na meia-hora final depois de 60’ muito apagados. O Enzo Pérez também se fartou de correr e o André Almeida terá feito dos melhores jogos pelo Benfica. O Matic foi igualmente essencial para a vitória, mas levou um amarelo razão pela qual não vai jogar na primeira-mão dos oitavos. Uma palavra igualmente para o Artur, que se fartou de defender. Menos bem esteve o Melgarejo e, principalmente, o Carlos Martins, que se arrastou em campo.

Iremos defrontar o Bordéus na próxima eliminatória. Só a questão física nos poderá condicionar, já que julgo que temos melhor equipa que eles. Eu sei que o campeonato é a prioridade, mas já agora tinha piada chegarmos aos quartos-de-final.

Sem comentários: