origem

sexta-feira, abril 05, 2013

Intenso

Num grande jogo de futebol, colocámo-nos em vantagem na 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa ao ganhar 3-1 ao Newcastle. Foi uma vitória com mérito, com a mais-valia de termos dado a volta ao jogo e também, há que dizê-lo, com uma dose generosa de sorte, porque vimos duas bolas a baterem no nosso poste.

À semelhança dos jogos caseiros frente ao Leverkusen e Bordéus, entrámos às aranhas e durante os primeiros 23’ o jogo foi do adversário, que teve mais eficácia que os alemães e os franceses e chegou ao golo logo aos 11’ pelo Papiss Cissé. Foi com a primeira bola ao poste, ainda desviada pelo Artur, ao tal minuto 23, que o jogo virou. Marcámos logo a seguir (25’) numa recarga do Rodrigo a um tiraço do Cardozo. Até ao intervalo, o guarda-redes holandês Tim Krul impediu-nos de passarmos para a frente com duas ou três óptimas defesas.

A 2ª parte começou praticamente com a segunda bola ao poste, num lance em que o Luisão não conseguiu colocar o Cissé fora-de-jogo e este ficou isolado perante o Artur. O Cardozo teve um falhanço incrível aos 57’ e pouco depois (62’) o Jesus mandou entrar o Lima e o Enzo Pérez para os lugares do Rodrigo e do André Gomes. Logo a seguir, aos 65’, o Lima aproveitou magistralmente um mau atraso do Santon e, depois de ultrapassar o guarda-redes, fez o 2-1 de ângulo já muito apertado. Foi a loucura no estádio! Continuámos a carregar e, três minutos depois, o árbitro assinalou um penalty descarado por braço na bola dentro da área na sequência de um canto. O Cardozo marcou em força para o centro da baliza à primeira, mas o Sr. Antony Gautier mandou repetir porque estavam muito jogadores na área! Mais tensão, mas o paraguaio não tremeu e colocou em jeito para o lado esquerdo a meia altura. Até final, o Jesus, e bem, fez entrar o Maxi para dar mais consistência defensiva e ainda podíamos ter feito mais um num remate do Gaitán, que saiu frouxo.

A equipa esteve muito homogénea e, mais uma vez, excelente a responder a uma situação de desvantagem. Gostei do Gaitán e do Rodrigo (até que enfim, este!). Moelhorámos com as entradas dos habituais titulares, no entanto não acho que o André Gomes tenha estado mal. Mas claro que não é o Enzo Pérez… O Ola John, a jogar na direita, não é tão desequilibrante como na esquerda e o Cardozo, apesar do falhanço incrível, com o golo de penalty atingiu os 18 na Liga Europa e é o melhor marcador da prova ao serviço de um só clube. Para além de ter agora 30 golos na Europa e ser o segundo melhor do Benfica só atrás do… Eusébio. Coisa pouca de quem é “lento” e não “corre”…

Vamos ao St. James Park com uma vantagem importante para gerir e estou convencido que, se marcarmos primeiro, a eliminatória fica decidida. Saibamos nós manter a concentração depois no resto da partida. Já agora, queria só pedir à Uefa para ver se para a próxima não nos manda um familiar do Sr. Pedro Proença para arbitrar os nossos jogos. Que miserável! Qual é a percentagem de penalties em que a área não é invadida antes?! Se os jogadores que o fazem não tiverem intervenção no seguimento do lance, o que só acontece naturalmente quando o penalty é falhado, qual é o problema?! Desconcentra o guarda-redes, é?! Aquela repetição diz tudo acerca do que este senhor veio cá fazer! Nem é preciso falar do agarrão de camisola do Cardozo na primeira parte, da conivência com o guarda-redes a perder tempo até aos 65’ ou da não-amostragem de cartões aos dois jogadores do Newcastle que já estavam tapados, quando os nossos, em lances semelhantes, foram amarelados…

P.S. – Como alguém escreveu por aí: o inenarrável do Relvas FINALMENTE demite-se e o Benfica ganha. Há dias felizes!

P.P.S. - Segundo ouvi na rádio, durante o tempo de espera no estádio dos adeptos do Newcastle depois do final do jogo, o Benfica passou nos ecrãs electrónicos imagens de uma vitória deles 4-0 frente ao Sunderland (grande rival) e também do Bobby Robson. Grande atitude! É também disto que se faz a nossa Grandeza!

Sem comentários: