origem

domingo, agosto 04, 2013

Derrota na Eusébio Cup

Perdemos com o São Paulo por 0-2 no primeiro jogo ao vivo na Luz este ano. Poderia discorrer muito sobre o facto de uma equipa “com ritmo”, como disse o Jesus, estar há 14 jogos sem ganhar e a seis sem marcar golos, e vir-nos ganhar a nossa casa. Ou sobre o facto de termos ficado sem marcar golos. Ou sobre o facto de termos sofrido golos em todos os jogos até agora. Mas não me apetece. Afinal de contas, estes jogos ainda não contam para nada e farto de ser “campeão da pré-época” estou eu…

A 1ª parte nem foi má de todo, algumas boas combinações atacantes, um petardo do Lima à barra, mas ninguém para empurrar a chicha lá para dentro. Problema agravado na 2ª parte, especialmente a partir do momento em que nos vimos em desvantagem e insistimos em alguns cruzamentos para a cabeça… dos adversários. (O que não se compreende, com todos os avançados altos que temos… [ironic mode on]). Queria só referir meia-dúzia de coisas que não têm directamente a ver com o jogo em si:

- 30.638 espectadores é a mais fraca assistência de primeiro jogo da época na Luz desde a inauguração do estádio novo. Para registar e reflectir.
- Fosse o problema só o número de pessoas e estaríamos bem. Uma tal falta de entusiasmo dos adeptos logo no início da época é algo que não me lembro nunca de ver.
- Cantou-se pelo Cardozo. Muito. Os que o fizeram porque gostam do Tacuara e os que o fizeram para atingir o Jesus. Se é certo que durante a 1ª parte, a partir da segunda vez se ouviram assobios (é bom que o Benfica seja uma democracia), com as coisas a correrem mal na 2ª parte só os cânticos eram ouvidos. Eu cantei pelo Cardozo. Na 1ª vez. Para marcar posição e como forma de lhe agradecer o que fez pelo Benfica. A partir daí, a razão do cântico deixou de ser tanto pelo Cardozo e passou a ser uma arma de arremesso contra o Jesus. E aí calei-me, porque o Cardozo não merece ser utilizado como arma de arremesso.
- Este prolongamento da novela Cardozo desgasta ainda mais o Jesus. E ele não precisa de estar mais desgastado do que já está. O que torna esta situação toda ainda mais inexplicável.
- Não ficando o Cardozo, é NOTÓRIO que precisamos de mais um avançado. Daqueles que tenham poderio físico para fazer frente aos centrais. E que ganhem bolas de cabeça. E que, já agora, marquem uns golitos. Repetirei até à exaustão: Lima e Rodrigo não são suficientes! Devemos estar à espera de 31 de Agosto para irmos buscar um Delibasic qualquer…
- A política de bilhética para este jogo foi lamentável. Era suposto os Red Passes conterem o “jogo de apresentação”. Como este ano não houve (e nem sequer houve apresentação individual do plantel, com medo provavelmente de mais cânticos a favor do Cardozo e assobios ao Jesus), o primeiro jogo na Luz foi este. Mas obrigaram os Red Passes a comprar bilhete! Para depois oferecerem um aos sócios que no ano passado não colocaram os pés na Luz, desde que levassem quatro amigos a pagar 10€! Penaliza-se quem vai sempre, premeia-se quem raramente vai. O resultado? É só ver o número de espectadores. E eu estou à vontade para falar disto, porque tenho lugar de Fundador.
- Ao contrário do sucedido na final da Taça de Portugal, desta vez toda a equipa ficou em campo para ver a entrega do troféu ao adversário. Já melhorámos em algo em relação à época passada.
- Como nem tudo pode ser mau neste dia, o Roderick assinou por cinco anos com o Rio Ave.

Vamos a Nápoles na 6ª feira e depois é já o primeiro jogo do campeonato no Marítimo. Não se pode dizer que esteja muito confiante…

Sem comentários: