origem

segunda-feira, julho 21, 2014

Taça de Honra AFL

Vencemos o Estoril por 1-0 e perdemos na final contra a Naval, perdão, a lagartada por 0-1. Foram os dois primeiros jogos da pré-temporada e não se pode dizer que as perspectivas sejam as melhores. Ao de dia de hoje, temos uma razia de cinco titulares da época passada (Oblak, Garay, Siqueira, Markovic e Rodrigo) e, por enquanto, nenhum dos que chegaram estão à altura deles. Como o dia 31 de Agosto ainda está muito longe, resta-nos rezar a todos os santinhos para que as perdas fiquem por aqui, porque, caso saiam o Gaitán e/ou principalmente o Enzo Pérez, eu nem quero pensar no que para aí vem…

Na partida frente aos canarinhos, ganhámos com um golo de cabeça do Talisca depois de um bom centro do Benito e, curiosamente, a 1ª parte com muitos dos reforços foi mais interessante do que a 2ª com os jogadores da época passada. Frente à Naval, perdão, à lagartada já actuámos com a melhor equipa neste momento (em que faltam os mundialistas e os lesionados) e a exibição foi sofrível, apesar de ter sido um jogo bem disputado, especialmente na 1ª parte.

Na pré-temporada, os olhos estão invariavelmente postos nos novos jogadores e destes o que melhor impressão me deixou foi o César, defesa-central, que é rápido sobre a bola e impõe algum respeito na sua zona de acção. Também gostei do Benito, defesa-esquerdo, que me parece raçudo e aparentemente com qualidade nos centros. O Talisca, apesar do golo no primeiro jogo, passou completamente ao lado da partida frente à Naval, perdão, à lagartada. É um jogador a rever, embora seja prematuro estarmos a atirar para os ombros de um miúdo com 20 anos (é o que diz o BI, espero que não seja outro Ednilson…), acabado de chegar, a responsabilidade de organizar o nosso jogo atacante. Além disso, deverá melhor substancialmente os cantos e os livres curtos, porque para aí de 20 nos dois jogos terá acertado cerca de dois. O Derlei não me parece mau (boas tabelinhas e movimentação interessante no primeiro jogo), mas ainda se está a adaptar ao nosso estilo de jogo. Quem me impressionou mais foi o João Teixeira, trinco vindo directamente dos juniores, apesar de ter tido o grande azar de o golo da Naval, perdão, da lagartada ter resultado de um erro clamoroso seu. Mas revelou personalidade, não deixou os adversários em paz e ainda tentou colocar a bola na frente com critério. Quanto aos “esquece, não vai dar”, temos o Jara, que já conhecíamos, mas que voltou basicamente na mesma e o Luís Felipe, defesa-direito. Aliás, bastaria esta combinação “Luís Felipe + defesa-direito” para nós sabermos que dali não viria nada de bom. Se é para ser suplente do Maxi, já lá temos o André Almeida, Sílvio (quando regressar) e João Cancelo. Ir buscar um brasileiro que não joga desde Novembro só se justifica pela quota de ter sempre que ter um Cortez no plantel todos os anos…

Dos velhos, não desgostei do Ola John, que aparentemente revela mais vontade de correr e de se aplicar, o Gaitán é um artista, mas deveria perceber que o adorno dos lances só costuma resultar já bem dentro da época, o Cardozo continua na senda da parte final da época passada, o que é deveras preocupante, o Artur mostra novamente que precisamos MESMO de um guarda-redes para ser titular de caras e o Lima não teve grandes oportunidades de brilhar.

Enfim, veremos o que os próximos jogos perante adversários bem mais difíceis (Marselha, Ajax, Arsenal e Valência) nos irão mostrar, mas por enquanto isto não está nada famoso...

Sem comentários: