origem

quarta-feira, setembro 16, 2015

Estreia vitoriosa

Vencemos o Astana por 2-0 e conquistámos a sempre importante vitória no 1º jogo na Liga dos Campeões. O triunfo foi incontestável, se bem que a exibição tenha andado longe do brilhantismo do jogo passado.

Como “em equipa que ganha não se mexe”, o Rui Vitória manteve o onze que goleou o Belenenses, mas tal como eu já suspeitava o que se passou na passada 6ª feira foi pontual. Ou seja, voltámos ontem às primeiras partes oferecidas ao adversário: apenas duas oportunidades de golo pelo Jonas e um futebol muito lento que não conseguiu ultrapassar o hiperdefensivo Astana. O Gaitán era o único que tentava fazer algo diferente, com o Jonas uns furos e o Talisca bastante abaixo da exibição frente ao Belém.

A 2ª parte começou com um grande susto para nós, com o Jardel a ser batido na área e a bola a embater no poste do Júlio César. Não poderíamos ter respondido melhor, aos 51’, com uma boa tabela entre o Gaitán e o Mitroglou que isolou o argentino e este a rematar cruzado sem hipóteses para o guarda-redes. Onze minutos depois demos a estocada final com outra bela jogada, em que o Gaitán desmarcou o Eliseu na esquerda, que centrou para o Mitroglou só ter que encostar. A equipa cazaque nunca deu mostras de poder fazer perigar a nossa vitória e nós ainda tivemos mais duas oportunidades pelo entretanto entrado Jiménez e num livre do Eliseu já perto do final.

O melhor em campo voltou a ser o Gaitán. Como diz o meu amigo João Tomaz, deve ser o único jogador do mundo que se motivou ainda mais por não ser transferido para outro clube. Um golo e a participação muito relevante noutro dizem tudo acerca da forma do argentino. Voltei a gostar do Nelson Semedo, cada vez mais uma certeza, e da entrada do Jiménez, que me parece muito batalhador e rato de área (a movimentação dele no lance em que quase marcou foi muito boa). O Mitroglou ainda não demonstra um completo entrosamento com o nosso jogo, mas lá continua a picar o ponto no que toca a golos e isso é o mais importante. Ao invés, quem ainda não está nem de perto nem de longe na forma a que nos habituou é o Luisão. Espero bem que seja uma coisa passageira. O Gonçalo Guedes também passou um pouco ao lado do jogo, tal como os já referidos Jonas e principalmente Talisca.

Continuamos a revelar algo que me preocupa e que é o facto de só começarmos a jogar bem a partir do momento em que conseguimos marcar. Até lá, temos sempre imensas dificuldades em criar oportunidades, o que tem sido uma constante em todos os jogos (talvez com excepção do Arouca). Enfim, teremos um teste de fogo no próximo domingo em Mordor e aí veremos mesmo o que valemos nesta altura.

Sem comentários: