origem

segunda-feira, setembro 21, 2015

Inglório

Perdemos em Mordor por 0-1 e à 5ª jornada deixámos de depender de nós para revalidar o título, porque ficámos a quatro pontos deles. Claro que ainda está muito no início, “isto é um processo”, mas por isso mesmo é que aquele jogo em Arouca era fundamental: porque caso o tivéssemos ganho, como deveríamos(!), estaríamos hoje um ponto atrás.

Confesso que não me lembro de estar tão pouco nervoso antes de um clássico. As minhas expectativas eram baixíssimas perante a qualidade exibicional que vínhamos demonstrando até agora, mas a bem da verdade tenho que dizer que aos 10’ já estava uma pilha de nervos. Porque é um facto indiscutível que fizemos a melhor exibição da época até ao momento. E por larga margem. Entrámos personalizados no antro, a jogar de igual para igual e sem relevar o medo que tantas vezes vinha sendo hábito. O Rui Vitória esteve bem logo desde início ao não desfazer a dupla Mitroglou – Jonas e a colocar o André Almeida (já que o Fejsa se lesionou entretanto) ao lado do Samaris. A 1ª parte foi toda nossa, com o Casillas a safar os assumidamente corruptos pelo menos por três vezes. Quanto ao Júlio César, mal tocou na bola, porque o adversário simplesmente não conseguia ligar uma jogada.

A 2ª parte foi bastante diferente, porque o CRAC veio para cima de nós e teve duas grandes ocasiões pelo Aboubakar (grande jogador), uma das quais foi ao poste. Nós deixámos de criar perigo, exceptuando uma cabeçada do Mitroglou que passou por cima. O Flopetegui teve a genial ideia de tirar o jogar mais perigoso deles, o Aboubakar, para colocar o Osvaldo e nós lá íamos conseguindo controlar mais ou menos o jogo. Mas era inevitável eu lembrar-me do Kelvin, porque o jogo estava muito parecido a esse. E infelizmente, na enésima prova da inexistência de Deus, voltou a acontecer: num ressalto de um nosso jogador, o CRAC faz um contra-ataque aos 86’ e o André André fica isolado e bate o Júlio César. Aquele clube hediondo e nojento (basta ver o que o Maicon, o capitão deles, fez ao Jonas perto do intervalo) voltava a ter uma vaca descomunal e marcar mesmo no fim.

Em termos individuais, não vou destacar ninguém, porque a quase totalidade esteve muito bem. Desde a segurança do Nelson Semedo a ter que levar com o Brahimi, ao Gonçalo Guedes que se fartou de ajudar o colega, mesmo que não tenha sido muito interveniente no ataque, à dupla Samaris – André Almeida no meio-campo a ser um muro enquanto teve pernas, ao Mitroglou que esteve bastante interventivo, ao Gaitán a ir espalhando classe em pormenores, ao Jonas que fez uma exibição em crescendo (e fartou-se de levar pancada) e ao Júlio César que nos safou quando defendeu um remate do isolado Aboubakar. Os centrais Luisão e Jardel estiveram bem, embora na parte final tivesse havido um buraco entre eles e os médios, e mesmo o Eliseu não comprometeu, apesar de uma ou outra má decisão.

Foi uma “vitória moral”, mas eu prefiro as reais. Vamos ver se esta exibição é sinal de mais qualquer coisa ou foi apenas furtiva. Gostei do modo como nos exibimos, mas caso voltemos a escorregar antes dos rivais, as coisas vão tornar-se muito complicadas nas contas finais.

P.S. – A arbitragem do Sr. Artur Soares Dias foi muito incrivelmente tendenciosa. Quando um dos assumidamente corruptos caía, era quase sempre falta contra nós. É óbvio que o nº 2 do adversário deveria ter levado segundo amarelo no início da 2ª parte e que o animal do Maicon, no mínimo, teria de levar amarelo no fim da 1ª (como levou um na 2ª,está bom de ver o que aconteceria…). Uma certa inclinação do campo foi por demais evidente em grande parte do encontro.

1 comentário:

Destino Benfica disse...

As minhas desculpas pelo off topic, mas o Glorioso não é só futebol e é por uma boa causa.

Caros Benfiquistas, no próximo dia 17 de Outubro a Federação Portuguesa de Natação vai homenagear quem mais se distinguiu na época 2014/2015. Na lista dos nomeados estão dois nomes da equipa feminina de polo aquático do nosso clube.

- Melhor Atleta de Polo Aquático Feminino: INÊS NUNES
- Melhor Treinador de Polo Aquático: ANTÓNIO MACHADO

A votação está a decorrer online e o vosso voto é essencial para que, desta vez, os prémios venham para ao sul e sejam atribuídos a uma atleta e a um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Por alguma razão somos o mais eclético e maior clube do país, vamos fazer com que estes prémios sejam atribuídos a estes grandes benfiquistas.

Votem aqui: http://www.fpnatacao.pt/noticias/1442918269-votacao-para-cerimonia-de-premios-ja-arrancou (no final do texto tem o link para a página da votação)

Viva o Benfica!