origem

domingo, novembro 01, 2015

Muito fácil

Vencemos na 6ª feira o Tondela em Aveiro por 4-0 numa partida praticamente sem história, porque aos 11’ já estávamos a ganhar por 2-0. Depois do descalabro do passado domingo, esta calmaria era mesmo o que estávamos a precisar em vésperas de um jogo muito importante para a Champions com o Galatasaray.

O Rui Vitória surpreendeu ao colocar o Clésio a defesa-direito. Confesso que nunca tinha ouvido falar neste jogador e é provavelmente o primeiro titular de sempre do Benfica que eu desconhecia totalmente. Para além desta inovação (o Clésio é originalmente um… avançado), o Rui Vitória colocou igualmente o Sílvio na esquerda e o Eliseu na bancada. Também tenho que referir que não entendo esta embirração com o Eliseu, porque de todos parece-me o menos mau defesa-esquerdo que temos. E decididamente é melhor do que o Sílvio naquela posição! De qualquer maneira, nem deu tempo para pensar nestas alterações, porque o Jonas fez de cabeça o 0-1 aos 4’ depois de um bom centro do Gaitán. A bola entrou em arco na baliza, sendo um bocado frango do Matt Jones. Aos 11’ ficou praticamente tudo decidido com o autogolo do Berger depois de um centro do Jonas. O jogo foi-se arrastando bastante a partir daí, até que aos 42’ as poucas dúvidas ficaram dissipadas com o 0-3 pelo Gonçalo Guedes, muito bem desmarcado pelo Jonas. Chegámos ao fim da 1ª parte com dois remates e três golos a nosso favor. Espero que tenham chamado o Guiness!

A 2ª parte teve muito poucos motivos de interesse: o Tondela queria, mas não conseguia e nós conseguíamos, mas não queríamos. Já estava tudo a pensar na Liga dos Campeões na próxima terça-feira. O Rui Vitória lá foi fazendo substituições e foi o Carcela que agitou um pouco as coisas e fez o 0-4 aos 82’ num remate rasteiro em que o Cláudio Ramos (que tinhas substituído o lesionado Matt Jones ainda na 1ª parte) também não fez tudo o que devia.

Em termos individuais, o Jonas acabou por estar nos três primeiros golos e só por isso merece destaque. O Samaris continua a revelar boa forma e vai fazer falta frente aos turcos depois do amarelo idiota que viu em Istambul. O Clésio a defesa-direito… enfim, não se pode dizer que eu tenha ficado muito entusiasmado… O Sílvio na esquerda também está longe de impressionar. O Gaitán fez o centro para o 1º golo e fechou a loja. O Jiménez não está numa maré de sorte, batalha muito, mas o golo não aparece. Uma palavra final para a estreia do Renato Sanches no último quarto-de-hora, mas não deu para ver muita coisa.

Foi uma exibição de mínimos, até porque o adversário não exigiu mais. Aliás, espero que este jogo tenha servido para demonstrar a estupidez de ter 18 clubes na I Liga. Há muitos deles que não estão mesmo aqui a fazer nada. Quanto a nós, como estamos numa de montanha-russa é difícil perceber o que vai acontecer a seguir. Aguardemos por terça-feira.

Sem comentários: