origem

quarta-feira, novembro 04, 2015

Vitória importante

Vencemos o Galatasaray por 2-1 e estamos a um ponto de garantir a qualificação, e a dois pontos de ficarmos no 1º lugar do grupo. Foi um jogo complicado mais por culpa nossa do que por mérito do adversário. Mas, com bastante sofrimento, especialmente na parte final, conseguimos o objectivo e só uma catástrofe nos impedirá de seguimos para os oitavos.

Sem o Samaris castigado, o Rui Vitória voltou a apostar no Talisca tal como tinha feito frente ao Tondela, regressando o André Almeida à posição de trinco. De resto, foi a equipa expectável e tivemos o mérito de entrar muito bem no jogo, com enorme pressão sobre os turcos que mal conseguiram sair do seu meio-campo nos minutos iniciais. Uma jogada genial do Gaitán e um remate do Jiménez, com recarga por cima do argentino, poderiam ter logo sentenciado a partida nos primeiros cinco minutos. Dois remates à figura do Jonas e um mau domínio do Gonçalo Guedes quando estava isolado foram as restantes oportunidades da 1ª parte. Do outro lado, apesar do Sneijder e Podolski, viu-se muito pouco, com excepção de dois magníficos cortes do Jardel na mesma jogada que impediram perigo na nossa baliza. 

Como o Atlético Madrid empatou no Cazaquistão, uma vitória nossa dar-nos-ia a liderança isolada e a equipa subiu o ritmo na 2ª parte. Inaugurámos o marcador logo aos 52’ num livre para a área, cabeçada do Jardel para o meio e o Luisão a deixar a bola para o Jonas fuzilar. Como o Galatasaray mal tinha criado perigo até então, pensei que com maior ou menor dificuldade ganharíamos o jogo, só que os turcos marcaram no primeiro remate enquadrado com a baliza através do Podolski aos 58’. Felizmente nós não nos desconcentrámos com este revés e voltámos à vantagem aos 67’ com um golo do capitão Luisão depois de um canto do Gaitán. Faltavam 23’ para o final do jogo, mas muita coisa ainda aconteceu. Nós desperdiçámos o golo da tranquilidade numa série de ocasiões: livre rasteiro do Gaitán com boa defesa do Muslera, que também parou a recarga do Jiménez, o Jardel falhou por um triz o cabeceamento num canto, quando era só encostar, e a pior de todas pelo Jiménez depois de um contra-ataque do Gaitán que, com um toque de calcanhar, o isolou, mas o mexicano rematou fraco e o Muslera defendeu para canto. Os turcos tiveram duas óptimas ocasiões num remate fora da área do Selçuk İnan e um remate por cima já na grande-área depois de um magnífico corte do Luisão em tempo de descontos. De referir que desde os 85’ que jogámos com 10, porque o Gaitán viu um segundo amarelo ao cortar um contra-ataque muito perigoso. O que foi inadmissível foi o primeiro amarelo por protestos depois de o árbitro não ter expulso o Burak Yılmaz por ter jogado a bola com o braço, quando já tinha cartão. Nota-se um certo descontrolo emocional dos nossos jogadores nalgumas ocasiões (já se tinha visto frente à lagartada), que depois paga-se caro e o Gaitán vai fazer-nos muita falta em Astana.

Em termos individuais, destaque para o Luisão que esteve nos dois golos, para o Jardel, muito importante no 1º golo, mas principalmente na defesa, e para o Gaitán que, apesar da expulsão, teve o exclusivo da magia em campo. O Jonas lá se estreou a marcar na Champions e o Talisca esteve igualmente em bom plano, especialmente nas variações de flanco. O Gonçalo Guedes passou ao lado do jogo e o Jiménez, apesar de bastante lutador, não esteve nada feliz na concretização (tal como nos últimos jogos). Tenho alguma pena por as coisas não estarem a correr bem ao mexicano, até gosto dele, mas aquela bola quase no final não se pode mesmo falhar. Quanto ao Eliseu, seria bom que toda a gente se mentalizasse que é o menos mau defesa-esquerdo que temos (e 1000 vezes melhor do que o Sílvio).

Fico contente por as coisas nos estarem a correr bem na Europa, mas continuo a achar que o principal é o campeonato. Na melhor das hipóteses, e ficando em 1º lugar no grupo (seria uma desilusão se assim não fosse), poderemos chegar aos quartos-de-final, mas pensar mais do que isso seria utópico. Troco na hora isso pelo 35. Espero que jogadores e equipa técnica também.

Sem comentários: