origem

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Meias-finais

Goleámos o Moreirense em Moreira de Cónegos por 6-1 e estamos pela oitava vez consecutiva nas meias-finais da Taça da Liga. Nem sempre é assim, mas neste caso o resultado reflecte bem a exibição que praticámos.

O jogo não poderia ter começado melhor, porque logo aos 12’ o Gonçalo Guedes foi empurrado na área e o Talisca bateu muito bem o penalty num remate rasteiro e colocado. Dois minutos depois, o Gaitán foi a correr atrás de uma bola que parecia perdida, obrigando o defesa a errar e a assistir o Talisca para o 0-2. Aos 20’, ficou resolvido de vez o jogo com um golão do Gaitán, que fintou quatro(!) jogadores, incluindo o guarda-redes, depois de uma assistência do Talisca, e quase entrou com a bola pela baliza adentro. Numa 1ª parte estonteante, aos 25’ o Moreirense reduziu a desvantagem pelo Iuri Medeiros numa boa jogada individual. Felizmente, nós ripostámos aos 30’ fazendo o 1-4 num balão do Jiménez com o defesa a tirar a bola já dentro da baliza e voltámos a ter uma vantagem confortável. Até ao intervalo, ainda deu para o Gaitán atirar uma bola à barra.

Com cinco golos na 1ª parte, a 2ª foi expectavelmente menos movimentada. Nós estivemos sempre a controlar o jogo, mas nunca deixámos de tentar alargar o marcador. A 14’ do final, o Iuri Medeiros atirou uma bola à barra num livre, mas fomos nós a conseguir marcar mais dois. Aos 83’, golão do Talisca num remate da quina da área, que entrou que nem uma seta na baliza do Moreirense. E, mesmo em cima dos 90’, grande jogada do Gonçalo Guedes com assistência para o Gaitán fazer o 1-6 com o pé direito.

Em termos individuais, destaque para o Talisca pelo hat-trick e para o Gaitán pela magia: o seu primeiro golo é do outro mundo! O Jiménez lá acertou na baliza, mas teve o quinto(!) lance isolado frente ao guarda-redes em que não conseguiu marcar. É certo que o Nilson fez uma grande defesa, mas o mexicano tem mesmo que ser mais eficaz. Também gostei do Gonçalo Guedes, que se fartou de dinamizar o ataque, embora tenha baixado um pouco de rendimento na 2ª parte. O Grimaldo estreou-se a 30’ do fim, deu para ver que centra bem, mas o aspecto defensivo ainda não está muito afinado.

Saberemos hoje se iremos disputar a meia-final com Rio Ave ou Braga. De qualquer dos modos, sendo nós o único grande em prova, assumimo-nos claramente como grandes favoritos a mais uma vitória nesta competição.

Sem comentários: