origem

terça-feira, março 15, 2016

Tranquilo

Vencemos o Tondela por 4-1 e recuperámos a liderança isolada da Liga com dois pontos de vantagem sobre a lagartada, que tinha ganho (2-1) no Estoril no sábado. Na ressaca de compromissos europeus, os jogos tendem a ser mais difíceis, mas os golos cedo descomplicaram a nossa tarefa.

Com o Renato Sanches castigado, o Rui Vitória voltou a apostar no Talisca para o meio-campo, mantendo igualmente o Fejsa e o Nelson Semedo que já tinham jogado na Rússia. A 1ª parte não nos poderia ter corrido melhor, porque marcámos nas duas oportunidades que tivemos. Inaugurámos o marcador aos 11’ através do Jardel na sequência de um canto do Gaitán na esquerda. O Tondela não trouxe o autocarro e até estava relativamente por cima do jogo, quando uma das melhores jogadas do campeonato nos proporcionou o 2-0: combinação atacante entre Eliseu, Talisca e Pizzi, com abertura na esquerda para o Gaitán assistir o Jonas para um remate rasteiro de pé esquerdo. Até ao intervalo, nada de muito relevante se passou, connosco a conseguirmos controlar melhor o Tondela do que até aos 2-0.

Na 2ª parte, o adversário entrou melhor e teve dois remates que poderiam ter levado perigo, caso os jogadores tivessem melhor pontaria. O Rui Vitória não estava a gostar do que estava a ver e fez entrar o Salvio para a saída do Talisca. Achei que poderia ter saído o Pizzi, que também não estava a fazer um grande jogo. Logo depois de ter entrado, o Salvio assistiu o Mitroglou, mas o calcanhar deste bateu num defesa e foi parar devagarinho às mãos do guarda-redes. Ainda antes dos 60’, tivemos mais uma contrariedade com a lesão na coxa do Gaitán (espero que não seja grave) e entrada do Gonçalo Guedes, que teve um remate que passou a rasar o poste. Enquanto não marcássemos o terceiro golo, o jogo poderia renascer com um golo contrário, mas felizmente fomos nós a marcar aos 69’ numa cabeçada de Jonas na sequência de um lançamento lateral. A partir daqui, descansei e ainda tivemos tempo para marcar mais um através do Mitroglou, depois de um alívio em balão do Jardel que acabou por se converter em assistência! Inexplicavelmente o grego tirou a camisola para comemorar o golo e vai falhar o Bessa. Achei uma enorme estupidez! Estávamos no minuto 87’, mas infelizmente ainda sofremos o golito da ordem aos 91’, pelo Nathan Jr., depois de termos perdido a bola a meio-campo e dado azo a um contra-ataque vitorioso.

Em termos individuais, destaque para o Jonas, que voltou a repor a diferença de oito golo para o Slimani com novo bis e tem agora 28 golos em 26 jornadas. Brilhante! Gostei bastante do Eliseu e do Fejsa, que realmente é fundamental como tampão no meio-campo (viu-se bem a diferença quando entrou o Samaris). Jogo muito esforçado e com bons pormenores do Mitroglou, abrilhantado pelo golo, mas aquele amarelo provocado carece de explicação. Vai falhar o jogo no Bessa, assim como o Jardel.

Esta partida foi o culminar perfeito de uma semana inesquecível para mim, que começou no passado sábado em casa da lagartada, passou pelos 40 e São Petersburgo, e terminou com esta vitória. Apesar de sua posição na tabela classificativa, o Boavista vem de uma vitória no Marítimo por 3-0, portanto não se avizinha um jogo nada fácil no Bessa. Há que manter o sangue frio e a concentração, porque não temos margem de manobra para escorreganços.

1 comentário:

António Viegas disse...

Terá o MItro feito de propósito, para limpar os amerelos e não correr o risco de ficar de fora contra o Braga?