origem

segunda-feira, novembro 14, 2016

Portugal - 4 - Letónia - 1

Vencemos ontem a Letónia no Algarve e continuamos três pontos atrás da Suíça na qualificação para o Mundial de 2018 na Rússia. O resultado está longe de espelhar as dificuldades que tivemos, até porque aos 67’ os letões igualaram a partida.

Na 1ª parte, fizemos uma exibição sofrível e só chegámos ao golo de penalty a castigar uma falta sobre o Nani aos 28’. O C. Ronaldo não rematou muito colocado, mas fê-lo com força e a bola passou por baixo do corpo do guarda-redes. A 2ª parte foi um pouco melhor e tivemos novo penalty aos 59’ por derrube ao André Gomes. O C. Ronaldo atirou colocado demais e a bola foi ao poste. Em 13 penalties por Portugal, falhou cinco. Em 2016, tem quatro penalties marcados e seis(!) falhados. Se calhar, é melhor começar a pensar em dar a bola a outro, não…? Oito minutos depois desta grande oportunidade para fecharmos o jogo, a Letónia empatou quando nada o fazia prever. O Quaresma, que tinha entrada um bocado antes do empate, foi decisivo para a nossa vitória, porque fez as assistências para o segundo e terceiro golo: o segundo surgiu logo aos 69’, dois minutos depois do empate, numa cabeçada do William e foi o melhor que nos aconteceu, porque nem deu para a equipa ficar nervosa, e o golo da tranquilidade aconteceu aos 85’ num pontapé de moinho do C. Ronaldo. Já na compensação, um livre para a área do Raphael Guerreiro encontrou a cabeça do Bruno Alves para o resultado final.

Num ano inesquecível para a selecção, fechámos com uma goleada que pode vir a ser útil na definição do vencedor do grupo, dado que o primeiro critério de desempate é precisamente a diferença de golos. O resultado foi bastante melhor do que a exibição, mas também foi assim que nos sagrámos campeões europeus, portanto presume-se que a receita seja para manter.

Sem comentários: