origem

sábado, dezembro 31, 2016

Enfadonho

Vencemos na passada 5ª feira o Paços de Ferreira por 1-0 na fase de grupos da Taça da Liga, mas, como no dia seguinte o V. Guimarães foi marcar o 2-1 em Vizela aos 92’(!), estamos em igualdade pontual com eles, mas atrás na diferença de golos.

Basta só lembrarmo-nos deste primeiro jogo a seguir à pausa natalícia nas últimas épocas para vermos que é sempre a mesma coisa: fazemos indiscutivelmente uma das piores exibições do ano. No entanto, nunca deixámos de ganhar! E isso faz toda a diferença. Toda! Em relação à partida com o Rio Ave, o Rui Vitória colocou o Jardel em vez do Lindelof (será que está em trânsito para Manchester?) e o Celis no lugar do castigado Pizzi. Na frente, voltou o Jiménez em vez do Mitroglou e o mexicano foi dos menos maus na 1ª parte. Até entrámos bem no jogo, com remates do Cervi, cabeçada do Luisão e do Celis, este proporcionando ao guarda-redes uma boa defesa do Mário Felgueiras (foi a primeira coisa de jeito que fez com a nossa camisola…). Ainda antes do quarto-de-hora, o Jiménez isolou o Rafa, mas este como de costume, quando tem só o guarda-redes pela frente, não o conseguiu desfeitear. A partida entrou numa fase mais monótona também devido às lesões dos jogadores do Paços (que ficaram milagrosamente curadas depois do nosso golo…). Quando eu já pensava que íamos para o intervalo a zeros, eis que surge o único golo do encontro: excelente abertura do Rafa a isolar o André Almeida na esquerda, o guarda-redes sai ao seu encontro, o Almeida assiste o Gonçalo Guedes, cujo remate é intercepcionado por um defesa quase sobre a linha e sobra para o Cervi, que na recarga fuzila para dentro da baliza. O argentino, logo na sua primeira época na Europa, já marcou em todas as cinco competições!

À semelhança da primeira, também entrámos bem na 2ª parte. O Jardel quase ia conseguindo antecipar-se de cabeça ao guarda-redes, o Gonçalo Guedes proporcionou outra boa defesa ao Mário Felgueiras e o Jiménez teve um bom lance individual que só pecou pelo remate ligeiramente ao lado. Isto tudo novamente nos primeiros 15’. A partir daí, e apesar da entrada do Jonas, a nossa exibição foi perdendo fulgor e ainda tivemos que levar com mais uma lesão muscular, desta feita do Jiménez, que foi substituído pelo Mitroglou. Vamos lá a ver se o mexicano não fica muito tempo no estaleiro. O Paços de Ferreira só criou relativo perigo perto do fim num remate fora da área que o Ederson agarrou muito bem. No entanto, já se sabe que jogos com a vantagem mínima são sempre muito arriscados de gerir e eu só consegui descansar com o apito final.

Em termos individuais, destaque para o Cervi pelo golo e para o Jiménez, especialmente na 1ª parte. Saúda-se igualmente o regresso para uns minutos do André Horta. Todos os outros não saíram muito da mediania.

Era bom que chegássemos a Guimarães na última jornada com dois resultados a nosso favor, mas para isso temos de ganhar ao Vizela (e preferencialmente com uns quantos golos). Não gosto nada de jogos seguidos com o mesmo adversário e vamos à Cidade Berço com três dias de intervalo. Felizmente que o primeiro jogo é para o campeonato, mas eu também gostava muito de manter a tradição e ir longe na Taça da Liga.

Sem comentários: