origem

segunda-feira, novembro 27, 2017

Goleada imprevista

Vencemos ontem o V. Setúbal por 6-0 e reduzimos a diferença para o CRAC para três pontos, devido ao empate deles (1-1) na Vila das Aves, mantendo o ponto de desvantagem para os lagartos (ganharam em Paços de Ferreira por 2-1). Depois de selarmos a eliminação das competições europeias, com a pior prestação de toda a nossa história e o estabelecimento de um recorde negativo (nunca uma equipa do pote 1 tinha chegado à 5ª jornada da Champions com cinco derrotas), havia curiosidade de como reagiríamos a esse facto e ao empate do CRAC no dia anterior. E a resposta foi boa, embora não nos devamos deslumbrar com o resultado dilatado.

O Rui Vitória manteve a aposta no Bruno Varela, relegando o regressado Svilar para o banco. Julgo que será pelo facto de o Varela ter mais experiência e aproximar-se o decisivo jogo em Mordor para a semana. De resto, a equipa esperada com a entrada do Cervi para o lugar do Diogo Gonçalves, que nem no banco se sentou. Entrámos bem na partida, marcando logo aos 7’ pelo Luisão na sequência de uma assistência de cabeça do Jardel, depois de um livre do Pizzi. Pensei que iríamos fechar a loja, à semelhança dos jogos anteriores, mas felizmente isso não aconteceu. O V. Setúbal tentou responder, mas sem nos ter criado as dificuldades da semana passada para a Taça. Mesmo assim, teve uma boa oportunidade pelo Gonçalo Paciência, cortada in extremis pelo André Almeida depois de o Jardel ter sido muito mal batido em velocidade pelo Costinha. Pouco depois, foi o mesmo Jardel a cabecear num canto para boa defesa do Cristiano. Aos 39’, aumentámos a vantagem para o 2-0 no centésimo golo do Jonas pelo Benfica: canto do Pizzi na direita e entrada fulgurante do brasileiro. Conseguíamos dois golos na 1ª parte, coisa raramente vista este ano. As coisas tornaram-se ainda mais fáceis, porque em cima do intervalo o Nuno Pinto rasteira o Luisão e vê o segundo amarelo. Num dos últimos lances, ainda atirámos uma bola ao poste, numa cabeçada do Jonas.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor com o 3-0 aos 48’ pelo Salvio, depois de nova assistência do Pizzi. O único remate do V. Setúbal neste período resultou de um erro do Fejsa que atrasou mal uma bola, mas o Varela defendeu a tentativa do Gonçalo Paciência. Aos 66’, o Jonas bisou num grande remate à meia-volta, depois de um centro do Salvio ter embatido num defesa e o André Almeida ter dado de cabeça para trás, descobrindo o brasileiro na área. Dois minutos depois, fizemos o 5-0 pelo André Almeida, desmarcado exemplarmente pelo Jonas, numa recarga a uma tentativa de assistência dele próprio, que tinha sido cortada por um defesa. O Zivkovic, que tinha entrado à hora de jogo para o lugar do amarelado Grimaldo (nunca fiando, porque Mordor aproxima-se), fez uma jogada genial pela esquerda, passando por vários adversários, mas o Seferovic (que tinha substituído o Salvio) deveria ser multado, porque falhou um remate fácil à meia-volta, que tornaria este um dos golos do ano. Aos 87’, fechámos o marcador pelo Zivkovic num frango inacreditável do Cristiano.
 
Em termos individuais, vários destaques: para o Jonas pelo bis e para a assistência para o golo do André Almeida; para o Pizzi, que finalmente deixou de ser corpo presente no relvado desde o jogo da Supertaça; para o Krovinovic, especialmente pela 1ª parte, onde foi o jogador que imprimiu mais velocidade ao nosso jogo; e para o capitão Luisão, regressado aos golos para o campeonato mais de 2,5 anos depois e inultrapassável na defesa. O Zivkovic entrou muitíssimo bem e, de facto, não se percebe porque tem jogado tão pouco. O Diogo Gonçalves foi bom enquanto durou, mas vá lá crescer mais um bocadinho, porque a diferença para o Cervi e Zivkovic é enorme nesta altura. O Samaris também veio dar outra dinâmica à equipa, fazendo uma série de passes a rasgar para a frente e é incompreensível que o Rui Vitória ache que o Filipe Augusto é melhor do que ele...! O Bruno Varela não teve grande trabalho, mas terá uma prova de fogo para a semana. Quem me continua a parecer muito longe do seu melhor é o Jardel, que foi batido nalguns lances de forma patética e para a semana terá de se haver com o Aboubakar...
 
Foi uma das melhores exibições da época, mas temos que colocar as coisas em perspectiva: quando se passa um jejum enorme, qualquer pedaço de pão parece opíparo. Na próxima semana, teremos uma noção mais exacta de quanto valemos nesta altura, porque passámos do (menos) 8 de 4ª feira para o 80 de ontem. É fundamental não perder o jogo em Mordor, mas uma vitória seria um rombo muito grande na confiança deles e poderia virar o campeonato.

Sem comentários: