origem

domingo, dezembro 31, 2017

Empates

Empatámos na passada 6ª feira em Setúbal (2-2) na 3ª e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Depois de percursos brilhantes nas épocas passadas, em que só não chegámos às meias-finais na primeira das dez edições anteriores, este ano nem uma vitória conseguimos! Se o percurso na Champions foi vergonhoso, numa escala (obviamente) diferente, este também não lhe fica atrás.

Vindos das férias do Natal, o Rui Vitória não rodou os titulares e apostou numa equipa secundária para este jogo. Se o derby correr bem, foi genial, caso contrário, será crucificado. Digo desde já que acho esta opção de não os utilizar muito arriscada, mas veremos… Nem entrámos mal na partida, com o Rafa a mostrar-se mais empenhado que em jogos anteriores, mas em nove minutos (30’ e 39’) sofremos dois golos de bola parada, pelos centrais Vasco Fernandes e Pedro Pinto. No primeiro, o Svilar bateu no poste e teve que ser substituído uns minutos depois pelo Bruno Varela, que teve uma saída em falso na sua primeira intervenção da qual resultou o segundo golo. Confesso que temi o pior, porque mesmo sendo uma equipa de não-titulares uma derrota pesada deixa sempre mossa.

No entanto, a 2ª parte foi completamente diferente para melhor. Claro que o inenarrável Filipe Augusto ainda isolou o Gonçalo Paciência, mas o Varela redimiu-se do golo e saiu bem aos pés do avançado e evitou o 0-3. Aos 52’, aconteceu o momento do jogo: boa abertura do Rafa, domínio fabuloso no ar do João Carvalho, finta perfeita sobre um defesa e assistência para o Seferovic só ter que encostar. Que golão! Aos 58’, um canto curto do Zivkovic encontrou a cabeça do Rúben Dias para fazer a igualdade. Até final, ainda tivemos oportunidades pelo Seferovic (boa abertura do Eliseu, domínio excelente do suíço, mas remate ao lado) e Jiménez Seferovic (boa abertura do Douglas, mas remate completamente falhado do mexicano), porém o resultado não se alterou.

Com o Gabriel Barbosa a já nem regressar das férias no Brasil, o Douglas e o Filipe Augusto também podem voltar para lá. O Samaris faz sempre jogos horríveis quando não joga com os titulares e o Eliseu também esteve uns furos abaixo. O Rafa começou bem (teve uns quantos domínios de bola impressionantes), mas foi decaindo ao longo do tempo e fica sempre a ideia de que é um desperdício de talento. O Zivkovic desaproveitou igualmente a oportunidade, apesar da assistência para o segundo golo. Quem não se percebe porque é que só em Dezembro começou a ter (e ainda por cima poucas) oportunidades é o João Carvalho. O lance do primeiro golo não engana e não temos muitos médios a conseguir fazer uma jogada daquelas. Com o Pizzi muito longe da sua melhor forma, a sua pouca utilização é um mistério que eu gostaria de ver esclarecido.

No próximo dia 3, recebemos a lagartada na Luz. É um jogo decisivo que vai influenciar o resto da nossa época. Qualquer que seja o resultado. Duvido muito que consigamos o penta se não o ganharmos.

Sem comentários: