origem

segunda-feira, dezembro 04, 2017

Na luta

Empatámos em Mordor (0-0) na passada 6ª feira e mantivemo-nos a três pontos do CRAC, que agora tem a companhia da lagartada (1-0 ao Belenenses) no 1º lugar. Para o futebol que tínhamos vindo a demonstrar até há bem pouco tempo, não foi um mau resultado e esteve em consonância com o que pretendíamos, porque jogámos a maior parte do tempo para não perder. No entanto, e percebendo que estávamos no estádio que maiores dificuldades nos tem criado ao longo da história, se mostrássemos um pouco mais de ambição não teria feito mal nenhum.

O Rui Vitória manteve a equipa que goleou o V. Setúbal e entrámos muito bem no jogo, surpreendendo o CRAC. O Jonas teve logo no início uma grande oportunidade de cabeça, mas o José Sá conseguiu defender. A 1ª parte não teve assim grandes oportunidades de golo em nenhuma das balizas, porque os (poucos) remates acabaram por ser interceptados ou saíram com má direcção. Para quem estava à espera que fôssemos massacrados, os planos saíram furados, até porque o jogo foi muito repartido.

A 2ª parte foi diferente, porque nós nunca conseguimos sair a jogar como na 1ª. O que implicou que o CRAC passasse muito mais tempo no nosso meio-campo e criasse mais oportunidades. O que nos valeu foi que o Bruno Varela se assumiu como um dos melhores em campo e foi defendendo (às vezes, a dois tempos) o que lhe apareceu à frente, nomeadamente remates do Brahimi e Marega. O Rui Vitória percebeu que estávamos a perder o meio-campo e fez entrar o Samaris para o lugar do inoperante Pizzi. As coisas melhoraram um pouco e a cerca de 15’ do fim entrou o Zivkovic para o lugar do Cervi. Finalmente conseguimos esticar o jogo e a área do CRAC deixou de ser um one man’s land. No entanto, o sérvio viu dois amarelos em apenas 2’ e a parte final do jogo foi muito difícil para nós, valendo-nos a falta de pontaria do Marega em dois lances em que só tinha que encostar.

Em termos individuais, grande jogo do Bruno Varela, que terá ganho uma segunda vida depois do erro clamoroso do Bessa. Neste momento, a baliza é mais que dele. Os centrais Luisão e Jardel também estiveram bem, especialmente este último cujas últimas exibições vinham sendo uma desgraça. O André Almeida raramente compromete nos jogos grandes, mas do outro lado o Grimaldo esteve péssimo, tendo sido responsável por duas das grandes oportunidades falhadas pelo Marega. O Fejsa subiu em relação a partidas anteriores, ao contrário do Pizzi que continuou a revelar uma pobreza franciscana (se protestou com alguém pela substituição, espero que tenha sido com ele próprio!). O Krovinovic foi dos melhores na 1ª parte e na 2ª pertenceram-lhe as nossas grandes oportunidades, especialmente uma em que, depois de um ressalto, ficou isolado, mas permitiu que o José Sá lhe saísse aos pés e evitasse o golo numa altura em que já estávamos com dez. Nas alas, o Cervi e o Salvio lutaram bastante, mas não se mostraram muito em termos atacantes. O Jonas fartou-se de levar pancada, mas passou muito ao lado do jogo. O Samaris foi importante ter entrado para segurar o meio-campo que estava perdido na altura e o Jiménez na parte final foi a nossa primeira linha da defesa. A última palavra é para o Zivkovic: estivemos à beira de ter um novo Carlos Martins. Independentemente da justeza ou não do primeiro cartão, ter aquela entrada já sabendo que estava amarelado revela uma acefalia gritante! Espero que tenha um mês de multa no ordenado! Jogadores muito talentosos, mas que se esquecem do cérebro em casa quando vão para o campo não servem. É bom que ele perceba isso, senão adeusinho e boa viagem! Estou convencido que sem aquela idiotice se calhar ainda poderíamos ter ganho o jogo, porque estávamos a conseguir apanhá-los em contrapé. Além disso, as grandes oportunidades do CRAC surgiram só depois da expulsão, pelo que o sérvio acabou por ter sorte por não se ter tornado o responsável pelo nosso afundanço. 

Mesmo a jogar um futebol muito sofrível, o que é certo que que chegamos a Dezembro, já com a ida a Mordor, a três pontos do 1º lugar. O que nos leva a pensar que, se melhorarmos um bocado, podemos chegar mais além. Como infelizmente fomos corridos da Europa, temos mais que obrigação de nos concentrar no penta.

P.S. – O Sr. Jorge Sousa exibiu uma dualidade de critérios gritante, especialmente a nível disciplinar. O Felipe é um herdeiro muito competente de animais como o Bruno Alves ou o Paulinho Santos e é inacreditável que tenha chegado ao fim do jogo sem nenhum cartão. Mesmo assim, o CRAC está farto de ladrar com um suposto golo mal anulado, num lance em que o Grimaldo é ensanduichado e não consegue saltar à bola (sim, não há fora-de-jogo, mas o árbitro também já tinha apitado logo no primeiro remate), e com uma bola que bate na perna do Luisão, mas eles querem à força toda que seja braço. Dizem eles que foram “roubados”...! A sério...?! Quem mesmo falar em roubos na casa deles...? Vamos lá, então, recordar isto pela enésima vez, porque, ao contrário do que eles fazem no seu próprio museu (com uma foto onde a Carolina Salgado deixou de aparecer), a história não se apaga: um, dois, três e, o meu favorito, quatro.

Sem comentários: