origem

segunda-feira, janeiro 08, 2018

Consistente

Vencemos o Moreirense em Moreira de Cónegos (2-0) e terminamos a 1ª volta a três pontos da lagartada (5-0 em casa ao Marítimo) e a cinco do CRAC (4-1 em casa ao V. Guimarães). Foi uma vitória justa, que deveria ter sido por números mais avolumados, numa exibição bem agradável que deu continuidade à da do meio da semana.

Com o castigo do Fejsa, a entrada do Samaris foi a única alteração em relação à recepção aos lagartos. Entrámos bem na partida e, em duas bolas paradas, os centrais Jardel e Rúben Dias tiveram duas oportunidades de cabeça, mas a do primeiro foi à figura do guarda-redes e a do segundo saiu ao lado. No entanto, a grande chance foi pelo Jonas que isolado frente ao guarda-redes Jhonatan (a grafia do nome de alguns brasileiros é fascinante!) permitiu a defesa deste por duas vezes! Aos 23’, marcámos finalmente num toque de calcanhar do Cervi para o Jonas, que já dentro da área descobriu o Pizzi solto no lado oposto e este rematou de primeira, parecendo, no entanto, que o guarda-redes poderia ter feito melhor, já que a bola não foi com particular força nem muito colocada. Logo a seguir, boa jogada do Krovinovic pela esquerda, centro atrasado e remate do Pizzi de primeira com o pé esquerdo para boa defesa do Jhonatan. Até ao intervalo, baixámos um pouco o ritmo, mas tivemos uma óptima oportunidade num centro rasteiro do André Almeida, depois de ser bem desmarcado pelo Salvio, com o Cervi a chegar atrasado por muito pouco.

Na 2ª parte, entrou o Keaton Parks para o lugar do lesionado Samaris. Com um golo de vantagem, sem os dois trincos do plantel e com a adaptação de um jogador que não tem muita experiência na equipa principal (e é mais 8 do que 6), confesso que estava muito apreensivo para os segundos 45’. As coisas poderiam ter sido mais fáceis logo desde o reinício, se o Jonas tivesse conseguido marcar o golo do campeonato, num chapéu quase de meio-campo que o guarda-redes defendeu para canto. Pode ser que à terceira (já frente ao Belenenses, uma bola semelhante foi ao poste) seja de vez! O Moreirense entrou mais pressionante e teve uma grande ocasião de cabeça, ainda nos primeiros 10’, que permitiu ao Bruno Varela fazer a defesa do jogo. A partir daqui, conseguimos reequilibrar as coisas a meio-campo, com o Keaton Parks a dar muito boa conta do recado, e o Jonas ia prosseguindo a sua série de desperdícios muito inabituais: um remate já na área, depois de uma tabelinha com o Krovinovic, permitiu uma boa defesa ao guarda-redes (embora tenha saído um pouco à figura), e outro com o pé esquerdo em excelente posição, depois de uma assistência do Cervi, saiu muito frouxo. Aos 73’, entrou o João Carvalho para o lugar do apagado Salvio e no minuto seguinte roubou a bola a um defesa, assistiu o Jonas e este finalmente marcou, depois de ter brilhantemente fintado um adversário. Até final, nada de mais relevante se passou.

Em termos individuais, o Krovinovic foi dos melhores e a bola sai sempre redonda dos seus pés, até porque o Pizzi, apesar do golo, ainda continua longe da sua forma e a desacelerar muito o nosso jogo. O Jonas precisou de um número pouco habitual de oportunidades para marcar, mas este resultado tem a sua marca indelével com um golo e uma assistência. O Salvio, depois da boa exibição de 4ª feira, baixou muito de rendimento e, no lado oposto, o Cervi demonstrou a sua capacidade de luta, continuando a fazer uma boa parelha com o Grimaldo. Os centrais estiveram muito seguros e o Bruno Varela foi muito importante com aquela defesa na 2ª parte. O André Almeida é de uma regularidade salutar e o Samaris acabou só por fazer meia parte devido à lesão. Como já referi, o Keaton Parks voltou a impressionar-me, porque sabe estar em campo, lê muito bem o jogo e os adversários, e passa sempre com critério. O João Carvalho foi brilhante no 0-2 e definitivamente merece jogar mais tempo. O Jiménez entrou já muito perto do final.

Para a semana, iniciar-se-á a 2ª volta com a ida a Braga. Vai ser um jogo fundamental, porque os bracarenses estão apenas a três pontos e nós já não temos margem de manobra para os dois da frente. Muito do nosso futuro no campeonato (o único futuro que temos esta época...) vai passar por esta partida.

Sem comentários: