origem

sexta-feira, julho 04, 2014

R.I.P. Rui Tovar (Instantâneos V)

Recupero aqui uma das rubricas esquecidas do blog por um péssimo motivo. Faleceu ontem uma grande figura do jornalismo desportivo português e um senhor que está nas minhas memórias desde sempre, ou não me tivesse eu habituado a vê-lo a apresentar os resumos dos jogos na RTP desde que me conheço. Há relativamente pouco tempo conheci-o pessoalmente, falei com ele um par de vezes (a última das quais, por mero acaso, em plena cidade de Turim em Maio passado) e fiquei sempre com a impressão de uma pessoa de excelente trato, muito cordial, um verdadeiro gentleman, e com uma cultura desportiva e futebolística muito acima da média. Uma verdadeira enciclopédia ambulante, que nunca precisou de ser colocar em bicos de pés e utilizar metáforas ridículas para sobressair nos comentários que fazia.

A sua sobriedade e a sua competência vai fazer-nos muita falta, e daqui envio um voto de enorme pesar para a família, em especial para a mulher e para o filho, que já está a continuar o legado do pai no que toca a ser uma enciclopédia futebolística (para quem não sabe, o Rui Miguel Tovar é o autor dos “Almanaques” dos três grandes, verdadeiro serviço público para os adeptos respectivos).

Sem comentários: